Quando devo procurar um Psicólogo?
- Diego Aquino
- 30 de mar. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 7 de abr. de 2020

Ainda existem muitas crenças sobre quando devemos procurar um psicólogo, muitos acham que é coisa de maluco, que ainda não tem problemas suficiente ou até mesmo que a psicoterapia é para pessoas fracas. A verdade é que as pessoas que buscam o trabalho de um psicólogo são pessoas de muita coragem, pois, entender os próprios sentimentos, desejos, limitações e possibilidades em um mundo onde a “ditadura” do julgamento alheio nos força a viver mais o desejos dos outros e esquecer os nossos.
Muitas pessoas não conseguem entender as próprias emoções, e ao negar algumas delas fazem com que estas retornem em forma de sintomas físicos ou até mesmo em forma de comportamentos destrutivos que vão afetar diversas esferas de nossa vida. A escuta de um psicólogo faz com que possamos trabalhar essas emoções e esvazia-las para que se possam buscar novos significados e elaborações diante de problemas que antes nos paralizavam. Entender que existem limitações faz com que possamos enxergar os buracos existentes em nossos caminhos e assim desenvolver meios de supera-los e aí sim alcançar nossas possibilidades.
Mas porque falar nossos problemas para um psicólogo e não para um amigo? Nem todos os assuntos podem ser falados com amigos, principalmente assuntos de ordem muito íntima, que consideramos aviutantes ou de difícil entendimento alheio.
O profissional da psicologia é considerado como um “ser não desejante”, isso não quer dizer que seja indiferente à suas questões, pelo contrário, o psicólogo vai trabalhar exclusivamente com o desejo do paciente. Através da escuta e outras técnicas que são estudadas durante anos, para que você consiga enfrentar, entender e lidar com diversas questões e transtornos que estejam te paralizando ou atrapalhando sua vida. Então o sujeito desejante, terá condições de queimar(bancar) os próprios desejos e exercer suas singularidades mesmo em um mundo cheio de restrições.
Comments